Os vencedores do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2014

A iGUi, que fabrica e vende piscinas, foi considerada a rede do ano

A entrega do prêmio Melhores Franquias do Brasil 2014 aconteceu hoje (3/6), em uma festa no espaço de eventos Leopolldo Itaim, em São Paulo. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios apresentou as redes vencedoras em 12 setores, além da Melhor Microfranquia, da Melhor Rede Emergente e da Franquia do Ano.

"O trabalho e o desempenho dessas franquias mostram a consistência e a importância do segmento para a economia brasileira. As redes, além de ajudarem no desenvolvimento do país, oferecem chances para muita gente empreender por oportunidade, não por necessidade", afirma Frederic Zoghaib Kachar, diretor-geral da Editora Globo.

Conheça abaixo os vencedores, selecionados a partir de pesquisa da Serasa Experian. As campeãs fazem parte do Guia de Franquias 2014/2015, que traz um ranking das 489 melhores redes no país e um total de mais de mil marcas para você investir. A publicação chega às bancas e aos tablets a partir do dia 4 de junho.

Melhor Franquia do Ano
iGUi
A rede, que também ganhou na categoria Serviços gerais, conquistou a classe média com piscinas simples de instalar e partiu para o oferecimento de serviços e outros produtos. Em 2013, a marca tinha 350 unidades, e o plano é aumentar o número em 10% neste ano.

Alimentação
Griletto
Com o interior de São Paulo conquistado, a rede de restaurantes fast-food deseja se expandir para o Nordeste. Em 2014, chegará a 150 lojas em 17 estados.

Cafeteria e confeitaria
Rei do Mate
A cafeteria especializada em bebidas com mate busca oportunidades em cidades com mais de 100 mil habitantes e quer chegar a 355 unidades neste ano.

Casa, decoração e presentes
First Class
A rede de 138 lojas de cama, mesa e banho fez 30 inaugurações em cada um dos últimos dois anos. O ritmo deve ser mantido em 2014.

Cosméticos, perfumaria e farmácia
O Boticário
Com mais de 3.600 lojas, é a maior rede de franquias do Brasil. Para este ano, o plano é abrir de 80 a 100 lojas e aumentar o faturamento em 10%.

Ensino de idiomas
Uptime
Com crescimento médio de 20% nos últimos anos, a Uptime fechou 2013 com 206 unidades. A projeção é chegar a 300 nos próximos dois anos.

Lazer
Clube Turismo
A rede de agências pode ser instalada em cidades com mais de 30 mil habitantes e planeja pular de 60 para 100 lojas físicas em 2014.

Saúde e bem-estar
Ortodontic Center
Com suas 84 lojas concentradas no Sul do país, a marca de clínicas odontológicas quer conquistar o Sudeste. A meta é atingir 170 franquias em 2014.

Serviços de limpeza e conservação
Restaura Jeans
A rede de reparos e tingimento de roupas investe em melhorias na infraestrutura e projeta abrir 70 unidades em 2014, um aumento de 30% no ano.

Treinamento e cursos
Cebrac
A empresa de cursos profissionalizantes tem 148 escolas em todo o Brasil. O plano é ampliar a atuação em São Paulo e no Rio de Janeiro, estados que concentram o maior número de unidades da rede.

Veículos
Bono Pneus
A rede de pneus conta com 38 lojas e teve aumento de 25% no faturamento em 2013. Para este ano, a intenção é abrir até 15 unidades.

Vestuário, calçados e acessórios
Carmen Steffens
A marca brasileira de sapatos e bolsas tem 300 lojas espalhadas por 18 países. A meta é chegar a 2016 com mil pontos de venda.

Emergentes
MyGloss
A rede de acessórios que começou como um blog tem hoje 40 unidades e faturou R$ 15 milhões em 2013. A receita pode dobrar neste ano.

Microfranquias
On Byte
A marca de cursos profissionalizantes criou em 2013 um formato home-based. São 15 franqueados no sistema atualmente.

Por: Da Redação

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Terça Junho 03, 2014