A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou sua lista de franqueadoras brasileiras com maior número de unidades
A rede de cosméticos O Boticário é, mais uma vez, a maior rede de franquias do Brasil. O negócio possui 3.724 operações pelo Brasil.
É o que diz o estudo “Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil”, feito pela Associação Brasileira de Franchising. A pesquisa é realizada com redes associadas à ABF, que audita informações dadas pelas franqueadoras ao banco de dados da associação.
O Boticário levou a primeira colocação desde que o ranking começou, em 2016. A medalha de prata ficou com a rede de alimentação em postos de gasolina AM PM Mini Market, que possui 2.493 operações. A rede de fast food McDonald’s está em terceiro lugar, com 2.289 pontos de venda.
O balanço parcial do desempenho do setor de franchising foi divulgado ontem pela ABF. O mercado de franquias registrou 7% de crescimento anual em 2018, passando pela primeira vez a marca de 170 bilhões de reais.
Das 50 franqueadoras presentes na lista das maiores, 17 possuem mais de 1.000 unidades. O total de estabelecimentos das 50 maiores redes de franquias do Brasil cresceu 7%. Com isso, o volume mínimo de unidades para figurar no ranking também subiu, para 300 operações.
Os setores mais significativos da lista são alimentação; serviços educacionais; saúde, beleza e bem-estar; e moda. Aumentou a participação dos ramos de alimentação; saúde, beleza e bem-estar; serviços e outros negócios; e hotelaria e turismo. Das 50 franqueadoras, 32 operam há mais de dez anos.
A relação completa:
1 — O Boticário
Segmento: saúde, beleza e bem-estar
Unidades em 2018: 3.742
2 — AM PM Mini Market
Segmento: alimentação
Unidades em 2018: 2.493
3 — McDonald’s
Segmento: alimentação
Unidades em 2018: 2.289
4 — Cacau Show
Segmento: alimentação
Unidades em 2018: 2.232
5 — Subway
Segmento: alimentação
Unidades em 2018: 2.094
6 — Jet Oil
Segmento: serviços automotivos
Unidades em 2018: 1.772
7 — Kumon
Segmento: serviços educacionais
Unidades em 2018: 1.488
8 — CVC Brasil
Segmento: hotelaria e turismo
Unidades em 2018: 1.250
9 — Wizard by Pearson
Segmento: serviços educacionais
Unidades em 2018: 1.250
10 — BR Mania
Segmento: alimentação
Unidades em 2018: 1.231
Fonte: Exame