Setor de franquias cresce 6,3% no terceiro trimestre

O mercado de franquias apresentou um crescimento de 6,3% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado, segundo pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Considerando os últimos 12 meses, houve um aumento de 7%. O  faturamento foi de R$ 159,8 bilhões para cerca de R$ 171 bilhões.

Todos os segmentos listados pelo órgão tiveram desempenho positivo no período. Repetindo o resultado da pesquisa do segundo trimestre, o setor que mais cresceu foi o de entretenimento e lazer, com alta de 25,2%.
Houve, no período, uma diversificação de serviços e expansão no número de unidades nesse segmento.

Em seguida, vem o setor de serviços, com 10,3% de crescimento, impulsionado pelas franquias de logística. Na terceira posição aparece o setor de saúde, beleza e bem-estar, que teve alta de 9,7%, com destaque para redes de depilação e outros serviços estéticos.

Também é ascendente o número de empregos no setor: no trimestre, a alta nas vagas foi de 6,7% -são hoje 1,286 milhão de pessoas trabalhando em de franquias.

Segundo André Friedheim, vice-presidente da ABF, a projeção de crescimento para o último trimestre é de 7%. Devem contribuir para o bom momento do setor as festas de fim de ano e o 13º salário, que incentivam o consumo.